FAQ Lojistas
Perguntas frequentes para quem quer ser um lojista Apimentou
1. Como faço para me tornar um lojista na apimentou?
É muito simples! Basta fazer seu cadastro na plataforma, através do formulário online que está logo acima deste FAQ. Em até 72h você receberá a confirmação da abertura de seu novo ambiente de vendas, dentro da Apimentou. Após isso, basta incluir os seus produtos e pronto. Você já começa a vender através da Apimentou.
2. Como me cadastrar na Apimentou?
Clique em "Cadastro de novo Lojista" e preencha os seus dados podendo ser pessoa física e/ou jurídica. Aguarde e-mail de confirmação de cadastro enviado pela Apimentou. É importante ressaltar que é necessário também fazer seu cadastro no Wirecard.
3. O que é Wirecard?
É uma das maiores e mais respeitadas empresas de solução de pagamento do mercado e autorizados diretamente pelo Banco Central Brasileiro para operar no Brasil com Intermediação de pagamentos. A Wirecard é especialista em facilitar e desburocratizar serviços financeiros para empresas de todo o Brasil. Além disso, é a garantia na operação e recebimento do valor, fruto de suas vendas.
4. Porque tenho que fazer um cadastro na Wirecard?
A Apimentou não fica com o dinheiro referente as vendas dos lojistas. Todo o dinheiro, fruto de suas vendas, são direcionados para a sua conta corrente dentro da Wirecard. Assim você tem absoluta certeza que sempre irá receber o valor referente as suas vendas.
5. É possível vender sem cadastro na Wirecard?
Não. Não é possível vender na plataforma Apimentou sem cadastro na Wirecard.
6. Como funciona o cadastro de produtos?
A plataforma Apimentou possui um sistema de intranet especialmente construído para facilitar a vida dos lojistas. Dentro dele, todo lojista possui o seu próprio ambiente exclusivo de sua loja e, através deste ambiente, terá acesso a todo o catálogo disponível da Apimentou para inserção de produtos à sua loja. Basta acessar o catálogo de produtos, procurar o produto a qual você deseja adicionar, colocar o estoque e preço, e pronto, em alguns minutos ele estarão em exibição na plataforma. Simples assim.
IMPORTANTE: Para que o produto seja liberado para exposição no site, é necessário que o item ESTOQUE tenha pelo menos 1 produto sinalizado numericamente. Caso contrário o produto não é exibido no site por falta de estoque e irá aparecer como ESGOTADO na plataforma online.
7. Como faço caso eu não ache o produto que quero adicionar?
Caso você não encontre o produto que queria adicionar a sua loja, basta contatar o nosso suporte através do Chat Online, Whatsapp ou pelo email [email protected] e nos passar quais produtos você quer adicionar que nossa equipe de catálogo fará a inclusão dos produtos à plataforma.
8. Como é feito o controle do meu estoque?
Uma vez que você adicione um produto e estoque, caso hajam vendas, o sistema faz a baixa automática. Uma vez zerado o seu estoque, você precisará repor o estoque.
9. A Apimentou possui integração ERP?
Sim. Você pode fazer a gestão de seu estoque e preço através da integração de ERP que a plataforma possui, tornando a sua gestão muito mais fácil e ágil no dia-a-dia.
10. Como funcionam as vendas?
Apimentou é uma plataforma de marketplace totalmente voltada para segmento sensual erótico. Nossa comunicação é extremamente focada no nicho, comunicando diretamente ao público de nosso segmento. Assim como outros marketplaces, você está em um ambiente com diversos lojistas que possuem produtos iguais e/ou similares ao seu. Por isso, sempre aconselhamos a ter uma quantidade boa de produtos em exibição e preços atrativos. A venda ocorrerá em processo comercial como em um e-commerce normal (acesso do consumidor, análise de produtos e preços, escolha e efetivação da compra). Uma vez que o cliente opte por seu produto, você receberá uma notificação de venda. Baste acessar, imprimir a etiqueta e nota fiscal, embalar de forma extremamente discreta, como é praxe do mercado, e despachar via transportadora.
11. Como faturar a minha venda?
Sempre que alguém comprar um produto da sua loja na Apimentou, você irá receber um e-mail (para o e-mail informado no seu cadastro como novo lojista) informando que você teve uma nova venda. Será necessário que você acesse o seu ambiente de lojista na Apimentou e fature o pedido dentro de nossa plataforma.
12. Quem é responsável pelo envio do produto?
O lojista é o responsável pelo envio do produto vendido ao consumidor.
Ao finalizar uma compra, o cliente precisa escolher a forma de envio (através de uma das transportadoras disponíveis) ou pela retirada na loja (caso esteja na mesma cidade do lojista). Assim que o pedido é faturado pelo lojista, o mesmo terá acesso a etiqueta de envio gerado pelo sistema da Apimentou, com todos os dados do envio do produto. Basta imprimir e despachar a encomenda.
13. Quem paga o custo de frete?
O custo de envio de qualquer pedido é pago pelo cliente a Apimentou. O envio ocorre através de contrato da Apimentou com as transportadoras, ficando o lojista responsável apenas pelo envio da encomenda. Todos os custos de envio são pagos pela Apimentou.
14. Como funciona a questão das taxas?
A taxa é somente sobre vendas. Não vendeu, não paga nada. Não tem mensalidade ou anuidade. Um de nossos grandes diferenciais é o fato de podermos anunciar diretamente para o nicho sensual. Por sermos uma plataforma totalmente voltado para o segmento sensual erótico, não temos restrições em associar a nossa marca ao segmento, nos meios de comunicação. Diferente de outros marketplaces que possuem diversas restrições em associarem suas marcas ao segmento adulto.
15. Como funciona a questão do recebimento?
O prazo de recebimento é o mesmo que o padrão do mercado (cartão de crédito), D 30. Caso você queira fazer antecipação de recebíveis, é de acordo com a política da Wirecard (nosso parceiro financeiro). Você poderá fazer a antecipação após 90 dias de uso inicial e com uma pequena taxa cobrada pela financeira (essa taxa não é nossa). Em linhas gerais, são as mesmas regras normalmente aplicadas ao mercado.
16. Cancelamento, troca ou devolução:
Se tratando de uma plataforma online, o consumidor pode cancelar a compra em até 7 dias uteis. Caso isso ocorra, o consumidor entrará em contato conosco e fará a logística reversa através de nosso sistema. Além disso, iremos intermediar esse cancelamento junto com você, lojista. Vale lembra que o produto deve ser devolvido em perfeito estado. Assim que o lojista sinalizar o recebimento da devolução o produto será estornado do cartão de credito. Caso o pagamento tenha sido via boleto bancário, fazemos a devolução diretamente na conta corrente do cliente, através do sistema da Wirecard.
IMPORTANTE: Caso o consumidor receba um produto errado, com a qualidade diferente do informado ou danificado, é de total responsabilidade do lojista fazer a troca.