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FAQ Lojistas

Dúvidas frequentes de quem deseja ser um lojista na Apimentou

1. Como faço para me tornar um lojista na Apimentou?

É muito simples! Basta fazer seu cadastro na plataforma por meio do formulário online que está logo acima deste FAQ. Em até 72h você receberá a confirmação da abertura de seu novo ambiente de vendas, dentro da Apimentou. Após isso, basta incluir os seus produtos e pronto. Você já começa a vender por intermédio da Apimentou.

2. Como me cadastrar na Apimentou?

Clique em "Cadastro de novo Lojista" e preencha os seus dados (mas atenção: para se cadastrar na Apimentou, você precisa ter MEI ou CNPJ). Aguarde e-mail de confirmação de cadastro enviado pela Apimentou. É importante ressaltar que também é necessário fazer seu cadastro na Vtex Payment.

3. O que é Vtex Payment?

É uma das maiores e mais respeitadas empresas de solução de pagamento do mercado e autorizada diretamente pelo Banco Central Brasileiro para operar no Brasil com intermediação de pagamentos. A Vtex Payment é especialista em facilitar e desburocratizar serviços financeiros para empresas de todo o Brasil. Além disso, é a garantia na operação e recebimento do valor, fruto de suas vendas.

4. Porque tenho que fazer um cadastro na Vtex Payment?

A Apimentou não fica com o dinheiro referente às vendas dos lojistas. Todo dinheiro fruto de suas vendas é direcionado para a sua conta-corrente dentro da Vtex Payment. Assim você tem absoluta certeza de que sempre irá receber o valor referente às suas vendas.

5. É possível vender sem cadastro na Vtex Payment?

Não. Não é possível vender na plataforma Apimentou sem cadastro na Vtex Payment.

6. Eu tenho que pagar para abrir conta na Vtex Payment?

Não. Não há qualquer custo de abertura de conta na Vtex Payment e nem custos de manutenção mensal. A conta na Vtex Payment é somente para você receber os valores referentes as suas vendas na plataforma Apimentou.

7. Eu terei custos para transferir o valor recebido em minha conta na Vtex Payment para minha conta corrente?

Não. Não há qualquer cobrança para transferências de seus valores em sua conta Vtex Payment para sua conta corrente pessoal ou jurídica. Você pode fazer quantas transferências quiser ao longo do mês.

8. Como funciona o cadastro de produtos?

A plataforma Apimentou possui um sistema de intranet especialmente construído para facilitar a vida dos lojistas. Dentro dele, todo lojista possui o próprio ambiente exclusivo de sua loja e, por meio deste ambiente, terá acesso a todo o catálogo disponível da Apimentou para inserção de produtos à sua loja. Basta acessar o catálogo de produtos, procurar o produto que deseja adicionar, colocar o estoque e preço e pronto: em alguns minutos ele estarão em exibição na plataforma. Simples assim.

IMPORTANTE: Para que o produto seja liberado para exposição no site, é necessário que o item ESTOQUE tenha pelo menos 1 produto sinalizado numericamente. Caso contrário, o produto não será exibido no site por falta de estoque e irá aparecer como ESGOTADO na plataforma online.

9. Como faço caso eu não ache o produto que quero adicionar?

Caso você não encontre o produto que queira adicionar a sua loja, basta contatar o nosso suporte pelo Chat Online, Whatsapp ou pelo e-mail suporte@apimentou.com.br e informar os produtos que você quer adicionar; assim, nossa equipe de catálogo fará a inclusão dos produtos à plataforma.

10. Como é feito o controle do meu estoque?

Uma vez que você adiciona um produto e estoque, caso haja vendas, o sistema faz a baixa automática. Uma vez zerado, você precisará repor o seu estoque.

11. A Apimentou possui integração ERP?

Sim. Você pode fazer a gestão de seu estoque e preço por meio da integração de ERP que a plataforma possui, tornando a sua gestão muito mais fácil e ágil no dia a dia.

12. Como funcionam as vendas?

Apimentou é uma plataforma de marketplace totalmente voltada para o segmento sensual erótico. Nossa comunicação é extremamente focada no nicho, direta ao público de nosso segmento. Assim como outros marketplaces, você está em um ambiente com diversos lojistas que possuem produtos iguais e/ou similares ao seu. Por isso, sempre aconselhamos ter uma quantidade boa de produtos em exibição e preços atrativos. A venda ocorrerá em processo comercial como em um e-commerce normal (acesso do consumidor, análise de produtos e preços, escolha e efetivação da compra). Uma vez que o cliente opte por seu produto, você receberá uma notificação de venda. Basta acessar, imprimir a etiqueta e nota fiscal, embalar de forma extremamente discreta, como é praxe do mercado, e despachar via transportadora.

13. Como faturar a minha venda?

Sempre que alguém comprar um produto da sua loja na Apimentou, você irá receber um e-mail (destinado ao e-mail informado no seu cadastro como novo lojista) informando que você teve uma nova venda. Será necessário que você acesse o seu ambiente de lojista na Apimentou e fature o pedido dentro de nossa plataforma. Caso tenha integração ERP, você pode fazer tudo por meio de seu painel de ERP.

14. Quem é responsável pelo envio do produto?

O lojista é o responsável pelo envio do produto vendido ao consumidor. Ao finalizar uma compra, o cliente precisa escolher a forma de envio (por intermédio de uma das transportadoras disponíveis) ou a retirada na loja (caso esteja na mesma cidade do lojista). Assim que o pedido é faturado pelo lojista, ele terá acesso à etiqueta de envio gerado pelo sistema da Apimentou, com todos os dados do envio do produto. Basta imprimir e despachar a encomenda.

15. Quem paga o custo de frete?

O custo de envio de qualquer pedido é pago pelo cliente a Apimentou. O envio ocorre por meio de contrato da Apimentou com as transportadoras, ficando o lojista responsável apenas pelo envio da encomenda. Todos os custos de envio são pagos pela Apimentou.

16. Como funciona a questão das taxas?

A taxa é somente sobre vendas. Não vendeu, não paga nada. Não tem mensalidade ou anuidade. Um de nossos grandes diferenciais é o fato de podermos anunciar diretamente para o nicho sensual. Por sermos uma plataforma totalmente voltada para o segmento sensual erótico, não temos restrições em associar a nossa marca ao segmento, nos meios de comunicação, diferentemente de outros marketplaces que possuem diversas restrições em associar suas marcas ao segmento adulto.

17. Como funciona a questão do recebimento?

O prazo de recebimento é o mesmo que o padrão do mercado (cartão de crédito), D 30 e fluxo de recebíveis. Caso você queira fazer antecipação de recebíveis, é de acordo com a política da Vtex Payment (nosso parceiro financeiro). Você poderá fazer a antecipação após 90 dias de uso inicial e com uma taxa cobrada pela financeira (essa taxa não é nossa). Em linhas gerais, são as mesmas regras normalmente aplicadas ao mercado.

16. Cancelamento, troca ou devolução:

Por se tratar de uma plataforma online, o consumidor pode cancelar a compra em até 7 dias úteis (de acordo com o código de defesa do consumidor). Caso isso ocorra, o consumidor entrará em contato conosco e fará a logística reversa por meio de nosso sistema. Além disso, iremos intermediar esse cancelamento junto com você, lojista. Vale lembra que o produto deve ser devolvido em perfeito estado. Assim que o lojista sinalizar o recebimento da devolução, o produto será estornado do cartão de crédito. Caso o pagamento tenha sido via boleto bancário, faremos a devolução diretamente na conta-corrente do cliente, pelo sistema da Vtex Payment.

IMPORTANTE: Caso o consumidor receba um produto errado, com a qualidade diferente do informado ou danificado, é de total responsabilidade do lojista fazer a troca e arcar com os custos de frete.